Título: O vôo turbulento de Clodovil
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 01/06/2007, O País, p. 9

Deputado briga em avião, é xingado, e vai parar na delegacia da PF no aeroporto.

BRASÍLIA. Clodovil Hernandez e Brasília definitivamente não combinam. Depois de protagonizar um turbulento episódio de xingamentos com a deputada Cida Diogo (PT-RJ), que o levou a uma internação de três semanas por estresse, o deputado-apresentador do PTC-SP botou os pés de volta na capital federal e já provocou nova confusão, desta vez dentro de um avião, de onde saiu antes de ser quase linchado pelos passageiros.

A briga foi provocada por um assento no vôo de Brasília para São Paulo e levou o comandante a expulsá-lo da aeronave. Ficou retido no aeroporto por cinco horas e obrigado a embarcar num vôo da TAM depois que seu pedido de um jatinho para levá-lo ao destino foi recusado.

O deputado teria se sentado em uma poltrona errada e se recusado a atender ao pedido do comissário de bordo da Gol para que ocupasse o lugar que estava reservado a ele. Inconformado, segundo relatos, Clodovil reagiu, e aos gritos afirmava que era deputado federal e que tinha prerrogativas, principalmente por ter 70 anos. Por isso, não sairia. Teria chegado a agredir um comissário de bordo.

Os passageiros se irritaram com a atitude de Clodovil e começaram a vaiá-lo de forma ostensiva, a xingá-lo e até ameaçá-lo fisicamente. Com a confusão, Clodovil deixou a aeronave e dirigiu-se ao posto da Polícia Federal do aeroporto para reclamar do tratamento dos passageiros e da Gol. A empresa tentou garantir o embarque do deputado em outros vôos, mas ele teria se recusado, exigindo que a Gol desse um jatinho para transportá-lo. Alegava ter sido humilhado e que, por isso, a Gol teria de embarcá-lo em um jatinho.

Clodovil iria viajar no vôo da Gol 1847, com decolagem prevista para as 15h30m. A confusão acabou atrasando o embarque em 40 minutos. Clodovil deixou Brasília, no vôo 3563 da TAM, com destino a São Paulo, às 20h14m. Segundo sua assessoria, o deputado não fez contato com a Câmara.