Título: Câmara homenageia minissérie 'Amazônia'
Autor: Gripp, Alan
Fonte: O Globo, 01/06/2007, O País, p. 11

Artistas e Chinaglia dividem Mesa

BRASÍLIA. A Câmara realizou ontem sessão solene em homenagem à minissérie "Amazônia: de Galvez a Chico Mendes", exibida pela TV Globo no início deste ano. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), ao chamar atores que participaram da minissérie, a autora Glória Perez e o diretor Marcos Schechtman, brincou com o fato de a mesa estar composta por celebridades. Também estava presente à sessão José Alves Mendes Neto, o Zuza, irmão do líder dos seringueiros Chico Mendes.

- A minissérie é exemplo de televisão que entretém educando, ou vice-versa. De muitas cenas de "Amazônia", até hoje ecoa a voz da consciência que Chico Mendes desejou criar e que cada vez mais se amplifica, no combate à ganância, às desigualdades, às injustiças, ao desrespeito à floresta - disse Chinaglia.

A cantora acreana Carol Freitas emocionou os que assistiam à sessão, ao interpretar o hino do estado, acompanhada de um violonista e um percussionista. O hino fala da luta pela preservação da terra, retratada na minissérie. Deputados do Acre e o ex-governador Jorge Viana acompanharam Carol.