Título: Ex-governadora nega ter recebido dinheiro
Autor:
Fonte: O Globo, 02/06/2007, Rio, p. 16

Políticos afirmam que suas campanhas para as eleições de 2002 não tiveram recursos de contraventores

A maioria dos políticos identificados na lista apreendida pela Polícia Federal nega ter recebido dinheiro de bicheiros. A ex-governadora Rosinha Garotinho informou, por sua assessoria de imprensa, que todas as contribuições de campanha para as eleições de 2002 foram apresentadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que aprovou suas contas. Segundo Rosinha, não houve ajuda financeira para a campanha que não tenha sido contabilizada.

O deputado estadual Domingos Brazão (PMDB) disse que conhece o bicheiro Ailton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães. No entanto, afirmou que não recebeu ajuda de campanha nas eleições de 2002:

- Papel aceita qualquer coisa. Eu posso fazer uma lista com os maiores corruptos do país. Desconheço essa lista e não recebi contribuição de campanha do Guimarães.

O deputado estadual Chiquinho da Mangueira (PMDB), ex-secretário de Esporte de Anthony Garotinho e de Rosinha, também negou ter recebido contribuição de bicheiros.

- Conheço o Júlio César Guimarães. Sou vice-presidente da Mangueira e ele era coordenador dos jurados na Liesa. Mas ele nunca ofereceu dinheiro para a minha campanha.

Eurico Miranda: "Não sei quem é Júlio Guimarães"

O ex-deputado federal e atual presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda, mostrou-se surpreso por seu nome ter aparecido na lista:

- Não sei quem é Júlio Guimarães, mas conheço o Capitão Guimarães, que é sócio do Vasco. Não sei de qualquer doação feita por eles - disse.

O ex-prefeito de Niterói Jorge Roberto Silveira também afirmou que não tem conhecimento das doações e teve poucos recursos em sua campanha..

O ex-prefeito do Rio e ex-vice-governador Luiz Paulo Conde, atualmente secretário estadual de Cultura, disse, por sua assessoria, que não ia se pronunciar. Ex-presidente da Liesa, ex-deputado federal e atual presidente da Caprichosos de Pilares, Paulo de Almeida também negou ter recebido dinheiro da contravenção.

A ex-governadora e hoje secretária estadual de Direitos Humanos e Assistência Social, Benedita da Silva, não foi localizada por sua assessoria. Ex-secretário de Segurança, Josias Quintal, segundo a família, viajou para seu sítio, em Santo Antônio de Pádua, onde não foi localizado. Ex-vice-prefeito de Belford Roxo, o delegado da PF Flávio Furtado não foi localizado pelo GLOBO. O ex-deputado federal André Luiz também não foi encontrado. Já Solange Amaral disse que desconhece o teor da lista e que, de qualquer forma, não recebeu esses recursos.