Título: Oposição busca assinaturas para CPI
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 04/06/2007, O País, p. 4

Faltam oito deputados para criação de comissão sobre Operação Navalha

BRASÍLIA. A oposição tenta, esta semana, garantir o número mínimo de assinaturas para a criação da CPI Mista da Operação Navalha. Na última sexta-feira, já havia número suficiente de senadores (29 assinaram), mas faltavam oito deputados para as 171 adesões exigidas regimentalmente. Para apresentar o requerimento, os defensores da CPI querem garantir uma margem maior que 171, para não serem surpreendidos pelas retiradas de assinaturas de última hora.

O líder dos Democratas, Onyx Lorenzoni (RS), contabiliza a adesão de nove dos 21 deputados de sua bancada que não tinham assinado e espera novas adesões nesta semana. Lorenzoni lembra que o o DEM tem 57 deputados e a oposição (PSDB-DEM e PPS) conta com 130 deputados.

Chico Alencar: adesões dependem de pressão

Desde a semana passada, o PSDB também corre atrás das assinaturas de tucanos. Dos 57 deputados do partido, quatro não tinham assinado. Dois deles estavam em viagem ao exterior e eram adesões dadas como certas. Defensor da CPI, o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ), diz que o aumento das adesões depende agora de pressão externa.

- Estamos estimulando a população a ligar para o 080069619 e pedir a cada deputado que assine. Tem que haver um empurrão de fora, uma pressão da sociedade para chegarmos ao número regimental, com uma margem mínima de segurança para as retiradas de última hora - afirmou Chico Alencar.

CPI será ruim para Câmara, diz líder do governo

Entre os partidos da base aliada, a ordem continua sendo contrária à criação da CPI.

- Qualquer CPI, neste momento, será ruim para a Casa. As denúncias já estão sendo investigadas - disse o líder do governo, José Múcio Monteiro (PTB-PE).