Título: Mares Guia e Alencar elogiam Mangabeira
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 05/06/2007, O País, p. 5

Lula deve ceder aos apelos do vice para nomear o filósofo

NOVA DÉLHI, SÃO PAULO e BRASÍLIA. Embora o presidente Lula continue manifestando desconforto para nomear o filósofo Roberto Mangabeira Unger para a Secretaria de Ações de Longo Prazo, ele deverá acabar cedendo aos apelos do vice-presidente, José Alencar (PRB). Ontem, Alencar abandonou o tom reservado que vinha mantendo e rasgou elogios ao professor, constrangendo Lula.

No Palácio do Planalto, após conversar duas vezes com Alencar, o ministro da Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, também elogiou Mangabeira, a quem chamou de "mente brilhante". Com esses sinais, Lula não deverá ter outra opção que não aceitar como ministro quem já chamou seu governo de "o mais corrupto da História".

- É importante ressaltar que o Mangabeira é uma pessoa altamente qualificada. Professor de filosofia de Harvard, um brasileiro que luta para ajudar o Brasil. O fato de ter tido essa ou aquela posição no passado não significa que não possa revê-la - disse Mares Guia.

Lula não disfarça a insatisfação com dois episódios: o fato de Mangabeira ter dito que iria manter "alguns negócios" nos EUA e a ação que ele moveu contra a Brasil Telecom, que tem parte de seu capital formada por fundos de pensão de estatais. Em carta endereçada a Lula, Mangabeira afirma que abriu mão do processo.