Título: Passeata reúne 8 mil em novo protesto contra G-8
Autor: Magalhães-Ruether, Graça
Fonte: O Globo, 05/06/2007, Economia, p. 29

Polícia prende 65 durante manifestação em Rostock. Etanol será principal tema das discussões de Lula na cúpula.

BERLIM. Dois dias antes do início da cúpula do G-8 (que reúne os sete países mais ricos do mundo e a Rússia), a cidade de Rostock, próxima a Heiligendamm, sede do evento, ameaça afundar em caos. Ontem em novos confrontos entre manifestantes e policiais, um fotógrafo foi ferido, 65 manifestantes, presos, e a situação só não se agravou porque a passeata de cerca de oito mil pessoas foi dissolvida pela polícia depois que os participantes se recusaram a mudar de rota e tirar as máscaras. O presidente do sindicato da polícia, Konrad Freiberg, disse contar com o pior:

- É uma espiral da violência. Podemos ficar gratos que nenhum policial tenha morrido.

Mas Huseyin Aydin, do partido "A Esquerda" (antigo comunista), disse ao GLOBO que a maioria dos manifestantes anti-G-8 é pacífica.

- Trata-se de uma minoria que, com suas ações, prejudica a imagem do movimento - disse Aydin, referindo-se aos "autônomos" ou "bloco negro", como são chamados.

As lojas de Rostock abriram ontem, mas as vitrines estavam protegidas com armações de madeira ou metal. Muitos temem prejuízos.

- Esses visitantes não compram e só trazem danos - disse a vendedora Ingrid Moeller.

A ONG Attac criticou o programa do governo alemão para a cúpula como uma jogada para adquirir uma imagem ecológica, quando na verdade os interesses estão subordinados apenas ao mercado financeiro.

- A meta mais importante do G-8 é o crescimento econômico para os oito países! - afirmou Detlev von Larcher, da Attac.

Mas a chanceler alemã, Angela Merkel, está firme na decisão de manter a meta máxima de redução de 50% das emissões até 2050 (com base em valores de 1990). O clima, aliás, será a tônica da participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no G-8. "O presidente que antes era criticado pelo desmatamento na Amazônia vai apresentar seu país em Heiligendamm como precursor em termos de proteção ao clima", elogiou ontem a revista "Der Spiegel" em sua edição online. A chegada de Lula a Berlim, está prevista para hoje.

"Der Spiegel" chama Brasil de "Arábia Saudita verde"

Segundo a revista, graças ao etanol, o Brasil está se tornando a "Arábia Saudita verde". Os obstáculos seriam as tarifas impostas pelos EUA ao etanol brasileiro e o projeto da União Européia de exigir regras ecológicas e trabalhistas para o biocombustível. Apesar do rótulo de verde dado a Lula, a revista afirma que, para o "ex-metalúrgico", "o que mais interessa é o crescimento econômico".

Já o jornal "Bild am Sonntag" publicou uma entrevista com Lula, em que ele defendeu as posições do Brasil para a cúpula do G-8, que começa amanhã. Ele também exigiu o fim do protecionismo agrícola dos países industrializados.

Lula ficará dois dias em Berlim. Na quinta-feira, ele se reunirá com os presidentes George W. Bush e Vladimir Putin.

O ex-chanceler Helmut Schmidt, que realizou a primeira cúpula em 1975, criticou ontem a recusa do G-8 em admitir o ingresso de emergentes como China e Brasil:

- Vocês (os líderes do G-8) devem entender que não é mais possível dirigir a economia mundial do Ocidente.