Título: George Soros agora promete especular com etanol no Brasil
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 06/06/2007, Economia, p. 31

SÃO PAULO. O megainvestidor George Soros disse que está à procura de novos parceiros brasileiros para investir na produção de etanol no país. Soros, junto com o grupo argentino Adecoagro, vai investir US$900 milhões na construção de três usinas de álcool no Mato Grosso do Sul. A previsão é produzir um bilhão de litros de álcool nos próximos cinco anos, quando as usinas estarão a plena carga. Em tom de brincadeira, Soros disse que é "especulador" no mercado brasileiro de etanol.

- Sei que a palavra especulador aqui tem uma conotação negativa, mas preciso dizer que sou um especulador quando o assunto se trata de etanol.

Soros, que participou como palestrante no Ethanol Summit, evento promovido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), disse que se considera um leigo no assunto etanol e que há muito a aprender com esse mercado no Brasil. Na sua opinião, o país tem capacidade de elevar em até dez vezes a produção anual de etanol.

Apesar de considerar o etanol a forma de biocombustível mais competitiva até o momento, Soros reclamou das barreiras ambientais e regulatórias:

- Esses impostos, cotas, taxas, seja lá como se chamam, dificultam a entrada do etanol em mercados como Estados Unidos e Europa. Espero que essas questões sejam resolvidas para valer a pena o grande investimento que estamos fazendo - disse ele, acrescentando que o Brasil precisa também criar um ambiente com preços estáveis para o produto.

Soros, que sempre faturou muito com os juros em países emergentes, reclamou do patamar "excessivamente alto" das taxas no Brasil. Ele disse que uma queda mais rápida dos juros seria desejável e entende que o país tem condições macroeconômicas para aumentar o ritmo das reduções:

- O Brasil está mantendo os juros altos demais, principalmente se levarmos em conta que o país tem reservas muita altas e uma moeda supervalorizada.

Sobre a sua percepção para o futuro do real, ele brincou com os jornalistas:

- Eu posso prever o futuro das moedas, sim. Mas não posso revelar.

Na segunda-feira, aproveitando o Ethanol Summit, o governador de São Paulo, José Serra, assinou protocolo de cooperação com a Unica, antecipando o fim das queimadas da palha da cana nas lavouras paulistas. As empresas que aderirem à medida não receberão incentivo fiscal, mas também não serão punidas.