Título: Mônica Veloso: Gontijo pagou em dinheiro vivo
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 07/06/2007, O País, p. 3

Em carta ao Conselho de Ética, jornalista desmente lobista, que afirmou ter feito depósitos em sua conta

BRASÍLIA. A jornalista Mônica Veloso dá sinais de que não pretende dar trégua ao pai de sua filha, o presidente do Senado, Renan Calheiros(PMDB-AL). Por intermédio de seu advogado, Pedro Calmon, ela enviou ontem uma carta ao Conselho de Ética do Senado, na qual desmente versão apresentada na véspera pelo lobista da empreiteira Mendes Júnior Cláudio Gontijo, em depoimento ao corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP). No depoimento, Gontijo disse ter feito alguns depósitos na conta bancária da jornalista, no Unibanco. Para desmentir, ela anunciou que vai encaminhar a Tuma cópias de extratos bancários para provar que não houve depósitos, mas repasses em dinheiro vivo.

"Não é verdadeira a afirmação do senhor Cláudio Gontijo porque todos os valores recebidos daquele senhor foram entregues nas suas mãos em moeda corrente. Nunca houve qualquer depósito realizado pelo senhor Cláudio Gontijo na conta corrente da jornalista Mônica Veloso que ela tenha conhecimento", diz a carta.

Mônica diz que está disposta a apresentar seus extratos bancários para provar que não há depósito em sua conta feito por Cláudio Gontijo. "No firme propósito de colaborar com o Conselho de Ética, a jornalista está disposta a entregar extratos dos dias correspondentes aos recibos apresentados por Cláudio Gontijo ao senhor corregedor", afirma a carta, sem citar o período a que se refere.

Em seu depoimento, porém, Gontijo não entregou extratos bancários a Tuma. Apenas disse que fez depósitos na conta da jornalista.

Renan Calheiros não demonstrou preocupação com a carta:

- Tudo o que os senadores entenderem que não está provado, me submeterei a provar novamente. Já abri a minha alma, meu sigilo. Quero que a verdade prevaleça.