Título: Governo estimula debate da reforma política
Autor: Goism Chico de e Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 07/06/2007, O País, p. 13
Mas ministro diz que não enviará projeto.
BRASÍLIA. O governo vem afirmando publicamente que não irá se envolver na discussão sobre reforma política, mas, contraditoriamente, debate o assunto internamente. Anteontem, por exemplo, em reunião do Conselho Político, formado por representantes dos 11 partidos da coalizão, o assunto foi tema de conversa com o ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia. E na próxima quinta-feira, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão consultivo da Presidência, promove um seminário para discutir a questão.
O ministro disse ontem, em café da manhã com jornalistas, que o governo não pretende enviar projeto ao Congresso sobre reforma política, mas quer incentivar a discussão.
- O governo não vai desempatar nada - afirmou o ministro, em referência às intermináveis discussões no Congresso sobre temas envolvendo financiamento público de campanha, voto em lista e voto distrital, que não encontram consenso nem mesmo na base aliada.
- A decisão é do Congresso. O governo não tem proposta. Mas estamos incentivando o debate - disse.
Ele afirmou que o único consenso é a fidelidade partidária. Os partidos aliados defendem que o parlamentar eleito deve permanecer, no mínimo, três anos na legenda. Só poderia mudar de sigla na época da eleição. Participam também do seminário os ministros da Justiça, Tarso Genro, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire.