Título: ONU: biocombustível encarecerá alimento
Autor: Alvarez, Regina e Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 08/06/2007, Economia, p. 23

Relatório afirma que custo de importação deve bater recorde em todo o mundo

ROMA e LONDRES. A forte demanda por biocombustíveis deve fazer o custo da importação de alimentos bater recordes em escala mundial. A estimativa foi feita ontem, em Roma, pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Os preços de importação devem subir 5% este ano, atingindo o patamar inédito de US$400 bilhões. O custo dos cereais secundários e dos óleos vegetais - os mais usados na fabricação de biocombustíveis - deve registrar a maior alta este ano: 13% na comparação com 2006, prevê o o relatório "Perspectivas alimentares", publicado pela instituição.

Segundo projeções da FAO, os países em desenvolvimento deverão ser os mais afetados. Isso porque "a cesta de importação de alimentos custará 90% mais este ano". A previsão é de que a produção mundial de cereais chegue a 2,12 bilhões de toneladas em 2007, 6% a mais que no ano anterior. Mas, a oferta não será suficiente para atender à forte demanda, que só aumentou com a expansão da indústria de biocombustíveis. Por isso, a tendência é de que os preços continuem elevados.

O relatório mostra que o preço da carne subiu 7,6% em março, na comparação com mesmo período de 2006. Os preços das exportações de frango do Brasil e dos EUA - que, juntos respondem por 70% do comércio mundial - subiram em março passado 14% e 20%, respectivamente, em relação à média de 2006.

Europa inaugura primeiro trem de passageiros a biodiesel

O primeiro trem de passageiros movido a biodiesel - na verdade, uma mistura de diesel e biodiesel que reduz as emissões de gás carbônico - da Europa partiu ontem da estação de Euston, em Londres, para Llandudno, no norte do País de Gales. O trem pertence à Virgin Trains, do bilionário britânico Richard Branson, que inaugurou a rota ontem, junto com o primeiro-ministro eleito Gordon Brown. Para o ano que vem, Branson planeja lançar uma aeronave movida a biodiesel para o transporte de passageiros.