Título: Renan pede certidão à Receita
Autor: Berlinck, Deborah e Magalhães-Ruether, Graça
Fonte: O Globo, 09/06/2007, O País, p. 5
Senador quer provar que não retificou declarações de renda após denúncias
BRASÍLIA. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recorreu ontem ao secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, para rebater denúncias publicadas pelo "Correio Braziliense" de que ele teria retificado suas declarações de renda para comprovar que tinha recursos para arcar com uma pensão de R$12 mil paga à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha, durante a gestação e antes do reconhecimento oficial da paternidade da criança.
Renan distribuiu ofício assinado por Rachid confirmando que a Receita não registrou nenhuma retificação em suas declarações de renda de 1º de maio deste ano, data em que foram veiculadas as denúncias de que teria tido despesas pessoais pagas por um lobista, até ontem. O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), conversou com Rachid. O secretário da Receita contou que Renan já solicitara uma certidão negativa.
Preocupados com a operação do governo e de setores da oposição para enterrar a CPI da Navalha, integrantes da minoria decidiram divulgar a lista de deputados que assinaram o requerimento de criação da comissão para constranger a retirada de nomes. O líder do PSOL na Câmara, Chico Alencar (RJ), propôs ao partido aprovação de uma moção pela instalação imediata da CPI. Chico estuda entrar no Conselho de Ética com representação para apurar a retirada de assinaturas.