Título: 'É preciso investir na internacionalização'
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 10/06/2007, Economia, p. 37

Novo presidente da Apex aposta na inteligência comercial para abrir mercados.

BRASÍLIA. Um dos responsáveis pelo desenho da política industrial do governo Lula, o economista Alessandro Teixeira assumiu a presidência da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) há duas semanas, com o desafio de dotar a instituição de instrumentos que facilitem a internacionalização de empresas brasileiras. Em sua primeira entrevista no cargo, Alessandro afirma que quer um serviço de inteligência comercial, em parceria com o Itamaraty e a Confederação Nacional da Indústria (CNI):

- Um país que quer ser de primeiro mundo, desenvolvido, precisa investir na internacionalização de suas empresas.

De formação acadêmica e filiado ao PT, Alessandro foi braço direito do ex-ministro do Desenvolvimento Luiz Fernando Furlan. Foi diretor-técnico da Apex por dois anos, mas saiu para montar a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Agora está de volta como presidente.

Que marca você pretende deixar em sua gestão na Apex-Brasil?

ALESSANDRO TEIXEIRA: Meu objetivo aqui não é deixar marca, e sim resultados para o governo. Não quero que as pessoas pensem que eu vim aqui para deixar uma marca. Tenho a obrigação, do ponto de vista técnico, de estruturar melhor a agência. Sabemos que a estrutura produtiva mundial, não só em termos de geografia, mas de conceito, de comércio exterior e de modernização, vem se modificando. Por isso, a Apex busca a modernização do conceito de promoção.

Como se daria a internacionalização das empresas?

TEIXEIRA: Há quatro maneiras de se internacionalizar. A primeira forma pode ser feita pela imagem. A segunda é a marca de um produto ou de uma empresa. A terceira é o produto em si, e a quarta é a internacionalização da empresa, que não pode ser vista apenas sob o ponto de vista do comércio exterior. É preciso acumular o conhecimento da política industrial com o conhecimento de acesso a mercado.