Título: 'Professores têm medo de lecionar à noite'
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 11/06/2007, O País, p. 9

Para especialista da Unesco, as escolas devem investir na prevenção da violência

O especialista em ensino da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Célio da Cunha, diz que a escola deve investir na prevenção da violência, inclusive em parceria com as polícias. Ele lembra que, no Rio de Janeiro, escolas ficam sem aulas por ordens de traficantes:

- Professores têm medo até de lecionar à noite por causa da falta de segurança fora da escola.

A pesquisa foi feita para a agência Nova S/B, que é especializada em comunicação de interesse público. Para 65% dos entrevistados, a participação dos pais na vida escolar dos filhos tem papel decisivo na oferta de ensino de boa qualidade. Mais até do que a segurança, apontado como o item principal por 23% da amostra, e do que o uso de computadores (11%).

Entre os pais, 54% consideram que os filhos utilizam o computador para acessar páginas de relacionamentos na internet, enquanto apenas 16% acham que os filhos fazem uso das máquinas para estudar.

- Ninguém é contra as crianças ou os adolescentes se relacionarem. Mas acho que a escola deve mostrar, em seu projeto pedagógico, o que o computador pode fazer para ajudar alunos e professores - diz Célio da Cunha.

Pesquisa por telefone corrige distorções

A diretora de Atendimento do Ibope, Sílvia Cervellini, diz que a pesquisa por telefone é ajustada para corrigir distorções, garantindo a inclusão de famílias pobres na mesma proporção das pesquisas tradicionais em que as perguntas são feitas pessoalmente. Segundo ela, a variação é mínima.

- Em pesquisas eleitorais, até pode mudar o resultado. Mas sobre um tema menos volátil, a interferência é residual - afirma. (Demétrio Weber)