Título: Cargo de Mangabeira muda de nome antes da posse
Autor: Camarotti, Gerson e Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 12/06/2007, O País, p. 11

Secretaria de Longo Prazo vira de Planejamento Estratégico.

BRASÍLIA. A nomeação do filósofo Mangabeira Unger para o Ministério ainda incomoda o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo com a posse marcada para sexta-feira, o desejo de Lula é pelo adiamento. Segundo assessores, o presidente não mostra entusiasmo com o fato de Mangabeira Unger virar ministro. Não considera uma nomeação natural, mas está disposto a cumprir a promessa feita ao seu vice, José Alencar. A única certeza, ontem, era que a nova pasta não se chamará mais Secretaria Especial de Longo Prazo, e sim Secretaria Especial de Planejamento Estratégico.

Lula ainda não digeriu as afirmações feitas pelo filósofo quando, em 2005, escreveu um artigo chamando o seu governo de o mais corrupto da história. A proximidade de Mangabeira com o banqueiro Daniel Dantas também é outro problema, já que no passado ele travou uma queda-de-braço com o ex-ministro Luiz Gushiken pelo controle da Brasil Telecom.

Confirmação de Zimmermann aguardará acordo com PMDB

O presidente decidiu adiar o anúncio oficial do técnico Márcio Pereira Zimmermann, indicado pelo PMDB, para o lugar de Silas Rondeau no Ministério de Minas e Energia. A nomeação de Zimmermann já é um fato consumado no Planalto. Mas a estratégia de Lula é de só efetivá-lo depois de um acerto com o PMDB, que incluirá o seu nome dentro um pacote de cargos para todo o setor de energia. O presidente brincou ontem com o interino da pasta, Nelson Hubner, na solenidade no Planalto em que recebeu a tocha dos Jogos Pan-Americanos:

- Aliás, interinidade longa!

As negociações estão empacadas em relação à pressão da bancada do Rio de Janeiro, que insiste em emplacar Luiz Paulo Conde na presidência de Furnas. O presidente está cauteloso diante da pressão de peemedebistas. Especialmente em relação à indicação de Conde, encaminhada pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em nome da bancada fluminense. Lula está incomodado com as cobranças feitas pelos peemedebistas.

Está marcada para quinta-feira uma nova conversa com a cúpula do PMDB. A avaliação no Planalto é de que a negociação tem que envolver nomes técnicos para todo o setor.