Título: CPI do Carnaval: Câmara recebe relatório da PF
Autor:
Fonte: O Globo, 12/06/2007, Rio, p. 18

Vereadores querem saber endereços dos jurados e vão discutir se houve manipulação do resultado do desfile.

A vereadora Teresa Bergher (DEM), presidente da CPI que investiga o carnaval, recebe hoje da 6ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro o relatório baseado nas investigações da Operação Hurricane sobre o desfile das escolas de samba. O documento levanta a suspeita de que houve manipulação do resultado de 2007.

A vereadora disse que a Câmara Municipal enviou, ontem, um ofício à Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), pedindo os endereços dos 40 jurados que julgaram o desfile do Grupo Especial em 2007. O objetivo da CPI é chamá-los para depor.

Em relatório enviado à Justiça, a PF revela ter recebido denúncias de que os jurados teriam sido ameaçados por um pistoleiro ligado à Aniz Abraão David, o Anísio da Beija-Flor. Além disso, o relatório diz que 11 dos jurados teria recebido um ¿kit¿ ¿ que, segundo a PF, pode ser propina.

Os vereadores já convocaram o presidente da Riotur, Luiz Felipe Bonilha, e o novo presidente da Liesa, Jorge Castanheira, para que eles expliquem os critérios e procedimentos da escolha dos jurados dos desfiles. Jorge foi eleito recentemente em substituição ao contraventor Ailton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, preso na Operação Hurricane.

A CPI também quer saber detalhes do contrato que permitiu à prefeitura emprestar R$10,7 milhões à Liga para organizar o desfile deste ano. O documento determina que a prefeitura deveria assumir os gastos com os serviços de luz, água e gás no Sambódromo, mas que só receberia 3% da venda dos ingressos ¿ que este anos renderam R$38 milhões.

Os integrantes da CPI vão se reunir, hoje à tarde, numa reunião extraordinária para debater novas denúncias e discutir os próximos passos da comissão.