Título: Corpo de engenheiro chega ao Brasil
Autor: Valente, Leonardo
Fonte: O Globo, 15/06/2007, O Mundo, p. 27

Restos mortais de brasileiro seqüestrado em 2005 no Iraque enfim são encontrados.

Os restos mortais do brasileiro João José Vasconcellos Júnior, engenheiro da construtora Norberto Odebrecht desaparecido desde 19 de janeiro de 2005 no Iraque depois de uma emboscada de insurgentes, foram encontrados há uma semana, identificados em Bagdá e chegaram na madrugada de ontem a São Paulo. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a identidade foi confirmada em exames realizados por peritos forenses na capital iraquiana com o apoio da Embaixada do Brasil no Kuwait. A família, no entanto, foi informada que a identificação teria ocorrido no Kuwait.

Vasconcellos será enterrado hoje em Juiz de Fora, onde vivem seus pais. Seu corpo chegou à meia-noite de ontem à cidade, num caixão lacrado e coberto com a bandeira do Brasil, acompanhado pelos irmãos Luiz Henrique e Isabel. Segundo a irmã do engenheiro, o atestado de óbito registra como causa da morte "ferimentos múltiplos", o que reforça a tese de que ele teria morrido devido ao ataque ao comboio em que viajava, perto da cidade de Baiji, a 180 quilômetros de Bagdá, e não executado posteriormente. Em nenhum momento os seqüestradores divulgaram imagens do brasileiro vivo, e fontes iraquianas teriam dito que o engenheiro morreu pouco tempo depois de chegar ao cativeiro.

- Ficamos sabendo há cerca de uma semana, quando o corpo ainda não havia sido identificado. A versão que nos passaram é que as Forças de Coalizão no Iraque receberam a localização de restos mortais que seriam de um brasileiro. No entanto, não nos foi passado exatamente onde foram encontrados. Os restos mortais foram levados para um centro no Kuwait e identificados pela arcada dentária. Pouco depois veio a confirmação de que se tratava de meu irmão. Desde então, aguardávamos a chegada ao Brasil - contou ela ao GLOBO, emocionada.

Pais ainda tinham esperanças, diz irmã

O ataque ao comboio onde estava Vasconcellos foi reivindicado como uma ação promovida pelos grupos Brigadas Mujahidin e Exército de Ansar al-Sunna. O engenheiro trabalhava no Iraque na construção de uma usina termelétrica pela empresa Norberto Odebrecht. Ele se preparava para regressar ao Brasil. Três dias depois de seu desaparecimento, a rede de TV árabe al-Jazeera exibiu um vídeo, sem áudio, em que rebeldes mostravam documentos, entre eles a carteira de motorista, e algumas cédulas de reais.

Para Isabel, a confirmação da morte do irmão é "o fim de uma busca angustiante e ao mesmo tempo uma tristeza profunda".

- Foi a confirmação de dois anos de silêncio. Somente meus pais ainda tinha esperanças de encontrá-lo com vida. Estávamos céticos mas, mesmo assim, a confirmação da morte é uma dor muito grande - disse.

O Itamaraty, em nota, disse que o governo brasileiro "lamenta profundamente a morte do engenheiro e apresenta à família e aos amigos seu pesar". O Ministério das Relações Exteriores disse ainda que, após o desaparecimento, o governo brasileiro realizou inúmeros contatos na tentativa de localizar Vasconcellos e chegou a designar um diplomata para acompanhar o caso.

"Desde o desaparecimento, personalidades políticas, esportivas e religiosas fizeram apelos humanitários, e familiares do engenheiro gravaram mensagens, veiculadas na imprensa e em cadeias de TV dos países árabes. Membros das comunidades árabe e islâmica no Brasil também cooperaram na busca de informações", diz um trecho do comunicado.

À noite, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi várias vezes criticado pela família do engenheiro por não se pronunciar, divulgou nota se solidarizando. "Neste momento de dor, em meu nome e de todos os brasileiros quero manifestar minha solidariedade à família do engenheiro João José Vasconcellos Júnior, cuja tragédia sensibilizou e mobilizou nosso país. Depois de todo esse período de sofrimento, meus votos são de paz para os familiares e amigos de João José."

A Norberto Odebrecht também divulgou uma nota lamentando a morte do funcionário. "Todos aqueles que conviveram com o João, ao longo dos mais de 20 anos em que ele trabalhou conosco, aprenderam a admirá-lo e a desfrutar do seu agradável convívio. A Odebrecht apresenta à família Vasconcellos, amigos e colegas de trabalho, expressões do mais profundo pesar", diz um trecho do comunicado.

O velório do engenheiro começará às 8h no Cemitério Jardim da Saudade, em Juiz de Fora, e o enterro está previsto para as 16h.

Em Bagdá, uma chuva de morteiros estremeceu ontem a Zona Verde da capital, enquanto pelo menos oito templos sunitas eram atacados no Iraque. Os atentados provavelmente foram retaliações à destruição dos minaretes da mesquita al-Askari em Samarra, considerada sagrada pelos muçulmanos xiitas. A cúpula do templo já tinha sido destruída em fevereiro de 2006, numa ação que provocou um acirramento da tensão entre xiitas e sunitas.

Cerca de 12 morteiros atingiram a área mais segura da capital iraquiana, onde estão os prédios governamentais. Um deles explodiu ao lado do Parlamento, outro no pátio do Hotel Rashid, matando um empregado e ferindo vários. Em Iskandariya, guerrilheiros invadiram duas mesquitas e as explodiram. Em Mahaweel, milicianos atearam fogo a um templo. Parte da mesquita Khudair al-Janabi, em Bagdá, foi destruída com explosivos. Em todo o país, 30 pessoas foram mortas em ataques sectários em 48 horas.

COLABORARAM Marcelo Dutra, em Juiz de Fora, e Lidiane Souza, da CBN