Título: Peregrinação em secretarias de Maceió
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 19/06/2007, O País, p. 4

Diretor da Secretaria de Controle Interno do Senado busca papéis.

MACEIÓ (AL). O diretor da Secretaria de Controle Interno do Senado, Shalom Granado, visitou ontem órgãos do governo do Estado de Alagoas com o objetivo de investigar documentos apresentados pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). Granado passou pelas secretarias de Fazenda e de Agricultura e pela Agência de Defesa Agropecuária Animal.

A primeira parada foi a Secretaria da Fazenda, no Centro, onde foi recebido pelo secretário adjunto, Maurício Toledo. A titular, Fernanda Vilela, irmã do governador alagoano, Teotonio Vilela Filho (PSDB), está viajando. Granado foi verificar a situação fiscal das empresas compradoras das carnes de Renan. Ele teria saído de lá sem as informações. Na semana passada, o "Jornal Nacional", da Rede Globo, mostrou que algumas firmas já estão com seus registros cancelados. Proprietários de algumas delas disseram nunca ter comprado gado do senador. Depois da Fazenda, a parada seguinte foi a Secretaria de Agricultura. Lá, Granado se encontrou, a portas fechadas, com o secretário Alexandre Toledo.

Em carro conduzido por um agente da Polícia Federal, Granado foi em seguida à Adeal, onde ficou quatro horas com o responsável pela agência, Hibernon Cavalcante, e outros diretores. Funcionários disseram que devem ter sido passadas informações sobre as Guias de Trânsito Animal (GTAs), de porte obrigatório para transportar animais. A Adeal emite as quatro vias da GTA: a primeira é do produtor; a segunda fica no posto da agência do município de onde sai o gado (Murici, no caso de Renan); a terceira, na agência regional da Adeal (no caso, em União dos Palmares); e a quarta, na sede da agência, em Maceió.

Além das GTAs, Granado também teria solicitado ao diretor-geral da Adeal os comprovantes de vacinação dos animais de Renan.

- Todas as informações solicitadas foram entregues - disse Hibernon.