Título: Lobista defende Renan e é cumprimentado
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 19/06/2007, O País, p. 9

Em depoimento no Conselho de Ética, Gontijo reafirma que dinheiro que entregava a Mônica Veloso era do senador.

BRASÍLIA. Cumprimentado por aliados do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o lobista Cláudio Gontijo, executivo da empreiteira Mendes Júnior, voltou a negar, em depoimento no Conselho de Ética, ter pagado com recursos próprios ou da empresa os valores transferidos à jornalista Mônica Veloso, com quem o senador teve uma filha. Amigo de Renan desde 1987, Gontijo afirmou que, em vez de ser repreendido na empresa, recebeu apoio do presidente Murilo Mendes, que lhe fez uma visita de desagravo.

O lobista disse que intermediou as relações entre Renan e Mônica por ser amigo de ambos, mas garantiu que os recursos eram do senador. Gontijo afirmou ainda que já era amigo de Renan seis anos antes de ser contratado pela empreiteira.

- Aqui em Brasília eu tinha, na casa dele (Renan), uma casa de família. Tinha liberdade com eles, tomava café da manhã lá quase sempre, adorava o ovo frito da dona Verônica, que me deu apoio na minha separação, pedindo que não me separasse.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) pressionou o lobista sobre suas relações com Renan. Gontijo disse desconhecer que Renan houvesse apresentado na LDO um acréscimo de meta de 50% na obra do Porto de Maceió, executada pela Mendes Júnior, orçada em R$46 milhões. Mas admitiu que o senador visitou a obra, que enfrentava dificuldades para receber recursos.