Título: Laudo aponta falhas em documentos de Renan
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 20/06/2007, O País, p. 5

SUCESSÃO DE ESCÂNDALOS: Irregularidades são tantas que PF não atesta a autenticidade dos registros apresentados

PF encontra notas fiscais fora da série e rasuras em registros de venda de bois, e pede mais 30 dias para investigar

Jailton de Carvalho

BRASÍLIA. Laudo produzido em menos de 48 horas pelo Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal, pode complicar ainda mais a situação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O relatório aponta inconsistências em boa parte dos documentos apresentados por Renan para tentar provar que tinha rendimentos agropecuários para cobrir o pagamento de pensão à filha que teve em relação extraconjugal com a jornalista Mônica Veloso.

Os indícios de irregularidades vão desde notas fiscais fora da série até rasuras em registros da venda de bois nas fazendas do senador. As falhas são tantas que o laudo não atesta a autenticidade dos documentos.

"São várias as inconsistências"

Segundo os peritos, as conclusões não são definitivas. Eles pediram pelo menos mais 30 dias para aprofundar as investigações. Os peritos consideram importante confrontar as falhas dos documentos apresentados por Renan com informações da Secretaria de Agricultura de Alagoas e até com o chamado livro do produtor, registro que todo fazendeiro deve manter sobre a compra e venda de gado. O laudo foi entregue ontem ao presidente do Conselho de Ética do Senado, Sibá Machado (PT-AC). Caberá ao Conselho decidir se abre ou não processo por quebra de decoro contra Renan.

- São várias as inconsistências. Não dá para confirmar ou afirmar que aqueles papéis são autênticos - disse uma autoridade que teve acesso ao laudo.

As conclusões da PF, embora preliminares, são um balde de água fria nas pretensões do senador de se ver livre do processo no Conselho ainda esta semana. A expectativa de Renan era que o laudo da PF atestasse a autenticidade das notas fiscais que apresentara para comprovar que tem renda suficiente para pagar a pensão da filha. Ano passado, os pagamentos chegaram a R$12 mil mensais. Os pagamentos foram intermediados pelo lobista da construtora Mendes Júnior Claudio Gontijo.

O Conselho de Ética pediu um laudo sobre os documentos de Renan na noite de sábado. A análise do material começou na segunda-feira. No fim da tarde de ontem, o laudo já estava na mesa de Sibá. Num tempo recorde, os peritos descobriram rasuras em números em notas fiscais da venda de bois. Alguns números foram riscados e substituídos por outros valores. Os peritos querem saber agora se houve adulteração ou se, por erro de anotação, os números tiveram que ser reescritos.

Os peritos também descobriram que algumas datas registradas nas notas fiscais não coincidem com as datas das guias de transporte de animais. As guias são autorizações da Secretaria de Agricultura para que o produtor ou o comprador transporte o gado das fazendas até o local de abate. Os peritos encontraram ainda várias notas fiscais fora da série histórica.