Título: Delegado acha normal o desmembramento
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 20/06/2007, O País, p. 10

"Talvez seja até interessante o aprofundamento. Mais nomes podem surgir", alega Custódio

CAMPO GRANDE. O delegado da Polícia Federal Alexandre Custódio, que comandou a Operação Xeque-Mate, disse ontem que já esperava o desmembramento das investigações sobre Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do presidente Lula. Segundo ele, o fato de a PF pedir mais investigações não desqualifica seu trabalho.

- Não havia outro caminho a não ser investigar em São Bernardo do Campo. Talvez seja até interessante o aprofundamento. Mais nomes podem surgir. Vavá não era o foco da nossa investigação -- disse Custódio.

O Ministério Público também pediu o desmembramento da investigação sobre corrupção ativa contra Dario Morelli Filho, compadre do presidente. Ele aparece nos grampos oferecendo propina a um policial civil identificado como Beto, de Ilhabela (SP), onde Morelli teria um bingo em sociedade com Nilton Servo, apontado como chefe do esquema de caça-níqueis. O caso também será enviado ao Ministério Público de São Paulo.

Os 39 denunciados pertencem a quatro das cinco quadrilhas que comandavam a máfia dos caça-níqueis em Mato Groso do Sul. Um processo separado foi criado para cada uma dessas quatro quadrilhas. Os procuradores pediram novas investigações sobre a quinta quadrilha, que, segundo a PF, era encabeçada por Roberto Razuk.

Vavá comemora notícia com a família em casa

Dos 19 indiciados que não foram denunciados, 15 são donos de bares onde foram encontradas máquinas caça-níqueis. Esses casos foram remetidos para a Justiça estadual, já que eles são acusados de exploração de jogos de azar, contravenção cujo foro é estadual.

O advogado de Vavá, Nelson Passos Alfonso, comemorou a decisão do Ministério Público em relação ao seu cliente. Segundo ele, não havia elemento jurídico que pudesse embasar a qualquer tipo de crime:

- Sabíamos da inocência dele, não é uma surpresa.

Ao receber a notícia, Vavá fez uma reunião de família, em sua casa, no início da noite. (Ricardo Galhardo e Flávio Freire)