Título: DEM faz consulta ao TSE sobre dízimo do PT
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 21/06/2007, O País, p. 12

BRASÍLIA. O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), anunciou que o partido está questionando junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se é válido ou não funcionários públicos pagarem dízimos para partidos políticos, prática defendida ontem pelo vice-presidente do PT, Marco Aurélio Garcia. Para o democrata, o pagamento é um tipo de financiamento público indireto.

Rodrigo lembrou que o PT enfrentou problemas com a origem dos seus recursos em 2005, com o escândalo do mensalão. A crise continuou em 2006, com denúncias de uso de caixa dois na campanha eleitoral:

- O Estado tem que existir para atender bem o cidadão em suas funções essenciais. E isso não acontece dando 83 cargos de confiança para o Mangabeira Unger (dos 626 DAS criados, 80 foram para a nova Secretaria de Planejamento de Longo Prazo).

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu ontem a criação dos cargos de confiança. Para ele, a decisão foi necessária para melhorar os trabalhos de planejamento em longo prazo do governo, mas frisou que essas vagas fazem parte de concurso público já realizado:

- O aumento era necessário. Fizemos muitos concursos neste governo, somos adeptos dos concursos. Foi robustecida uma função que o presidente julga importante, de fazer projeções e planejamento de longo prazo. O investimento não vai diminuir por causa desse aumento.