Título: Ipea eleva projeção para o PIB
Autor:
Fonte: O Globo, 21/06/2007, Economia, p. 26

Instituto espera que economia cresça 4,3% este ano

RIO e BRASÍLIA. A economia brasileira está entrando num ciclo virtuoso de crescimento. A conclusão é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que divulgou ontem seu Boletim Trimestral de Conjuntura. O órgão revisou para 4,3% a previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país). A projeção é um ponto percentual acima da divulgada após o IBGE mudar o método de cálculo das contas nacionais. Para 2008, a projeção é maior: 4,4%.

O Ipea também revisou, só que para baixo, a inflação calculada pelo IPCA. O índice, referência para o sistema de metas de inflação do governo, era de 3,% para este ano e foi revisado para 3,4%. Para 2008, a previsão é manter o patamar de 4%. O consumo das famílias vai continuar em alta. A expectativa é de uma expansão de 5,7%, acima do registrado em 2006, quando o crescimento foi de 4,3%.

Ontem o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que o Ipea está "blindado" contra qualquer interferência política e que tem certeza de que seu perfil técnico será respeitado com sua transferência para a recém-criada Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, cujo ministro é Roberto Mangabeira Unger. Até agora, o Ipea era subordinado ao Planejamento. Ao ser perguntado se estava triste com a perda, Bernardo, bem-humorado, respondeu:

- Estou triste, mas não considero que perdi o Ipea porque ele é do Estado.