Título: 'Tenho controlador gago, surdo'
Autor: Doca, Geralda e Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 22/06/2007, Economia, p. 23

Sargento disse que estabilidade no serviço militar é o que atrai controladores para a carreira

SÃO PAULO. Nas duas entrevistas que levaram a Aeronáutica a determinar sua prisão, o sargento Carlos Trifilio - que não está mais falando com a imprensa - revela bastidores da formação dos controladores de vôo e da rotina de trabalho. Falando para a revista "UM (Universo Masculino)", da editora Símbolo, ele diz que os instrutores militares sabem pouco da parte técnica e que muitos são atraídos mais pela estabilidade no serviço militar do que por habilidade.

"Às vezes o cara sabe muito pouco da parte técnica, mas está ali porque é tenente. (...) Entra qualquer um. Eu tenho controlador gago, tenho controlador surdo. Os caras estão na rede, operando. E como precisa de pessoal, eles são habilitados em condições precárias", disse ele na entrevista, concedida em 24 de abril ao jornalista Pedro Henrique Carvalho.

Ainda segundo Trifilio, a repetição do motim organizado em março por sargentos do Cindacta 1, de Brasília, seria iminente, dada a falta de resposta do governo aos pleitos dos controladores de vôo.

"O caos voltará porque os controladores vão parar de novo. E aí (os controladores) não vão mais acreditar na palavra do ministro (Paulo Bernardo, do Planejamento), que voltou atrás na última paralisação (em março). Eu não sou a favor de radicalismo. Mas vai acontecer."

Ele reclama que teve telefone e e-mail grampeados pela Aeronáutica e que, em função de seu posicionamento político, foi "isolado" dos demais controladores. Trifilio reclama também da "truculência militar".

"Tem um amigo meu de Brasília para quem eu ligava no celular e caía no Comando de Defesa Aérea. Além de tudo, é grampo vagabundo", disse o sargento na entrevista.

Em outro trecho, ele defendeu a distinção de tarefas entre militares e controladores de vôo.

Trifilio deu entrevista ainda para a edição de 6 de julho de "Veja São Paulo", da Editora Abril. A reportagem relatava os problemas de controladores e pilotos de aviões com a interferência de rádios piratas nas imediações dos aeroportos de Congonhas e Cumbica. "É um estresse danado. Já aconteceu de termos dois aviões na mesma rota e perdermos contato com eles por até um minuto." (Aguinaldo Novo)