Título: Processo no Conselho comtinua sem relator
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 23/06/2007, O País, p. 14

Aliados querem chamar Valdir Raupp.

BRASÍLIA. Fracassada a idéia de uma comissão com três senadores (de PMDB, PSB e PSDB) para relatar o processo do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no Conselho de Ética, seus aliados agora pensam em convocar o líder do PMDB, Valdir Raupp (RO), para a tarefa rejeitada pela maioria dos conselheiros. Com a avaliação de que Renan ganhara sobrevida, chegou a ser sugerido ontem que a decisão final do Conselho fique para depois do recesso de julho.

A idéia é tentar arrastar o processo até 18 de julho, quando começa o recesso parlamentar. Nas semanas do recesso, o assunto esfriaria, só sendo retomado em agosto. O movimento dificilmente terá respaldo no Senado.

Walter Pereira (PMDB-MS), da tropa de choque do senador, admite que a cobrança da oposição por mais investigações pode adiar o fim do processo. Mas nega que haja decisão de deixar o caso para depois do recesso. Numa reunião anteontem à noite foi discutida essa estratégia.

Antes de aceitar, Raupp terá de convencer um dos quatro do PMDB no Conselho a ceder-lhe a vaga, ou não pode assumir o posto.