Título: Primo de Saddam é condenado à forca
Autor:
Fonte: O Globo, 25/06/2007, O Mundo, p. 19
Ali Químico¿ recebe pena máxima por morte de 180 mil curdos no Iraque.
BAGDÁ. A Justiça iraquiana condenou ontem à pena de morte por enforcamento Ali Hassan al-Majid, primo de Saddam Hussein, mais conhecido como ¿Ali Químico¿. Uma das figuras mais proeminentes do regime ditatorial iraquiano, Al-Majid foi considerado culpado de genocídio, de crimes de guerra e contra a humanidade pela participação na operação Anfal, uma campanha de eliminação da população curda do norte do Iraque em 1988. Em fevereiro daquele ano, o Iraque lançou gás mostarda e sarin contra áreas curdas, matando cerca de 180 mil pessoas.
Assim como Al-Majidi, um ex-ministro da Defesa iraquiano, Sultan Hashim Ahmad al-Tai, e um ex-chefe militar, Hussein Rachid al-Tikriti, também foram sentenciados à morte por assassinatos em massa.
Ao todo, desde a queda do regime de Saddam, sete oficiais do partido Baath, do ex-ditador, já foram condenados à morte por crimes cometidos durante os 24 anos de ditadura. Saddam foi executado em 30 de dezembro de 2006 pelo massacre de xiitas em Dujail, antes de ser julgado por sua participação no massacre curdo.
As sentenças de morte expedidas ontem foram enviadas automaticamente para a Corte de Apelações iraquiana. Se forem rejeitadas, os condenados serão enforcados num prazo de 30 dias a partir da decisão final.
Dois outros ex-comandantes do regime iraquiano, Farhan al-Jibouri e Saber Abdul Aziz, foram condenados à prisão perpétua. O sexto réu, Taher Muhammad al-Ani, ex-governador de Nineveh, foi absolvido por falta de provas.
¿Ali Químico¿, que chegou a ser ministro de Defesa e de Interior de Saddam, manteve-se impassível durante o pronunciamento de sua sentença. Ele era conhecido por sua lealdade ao ex-ditador. Al-Tikriti, também condenado à morte, declarou:
¿ Nós defendemos o Iraque e não somos criminosos.
As nove etapas da operação Anfal, comandada por ¿Ali Químico¿ e que significa ¿Espólios de Guerra¿, ficou conhecida como a primeira vez na História em que a liderança de um país usou armas químicas contra sua própria população. Saddam acusava os curdos de apoiarem o Irã na guerra entre o país e o Iraque, entre 1980 e 1988. Curdos ontem comemoraram a sentença dada a ¿Ali Químico¿.
www.oglobo.com.br/mundo