Título: Pobre não é problema
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 27/06/2007, O País, p. 12

Para Lula, difícil é cuidar dos ricos.

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, durante assinatura do pacto pelas crianças do semi-árido, que é mais fácil cuidar dos pobres do que dos ricos. Lula contou que uma quantia pode ajudar muitas famílias carentes, mas não resolver o problema de um empresário endividado.

- Os problemas dos pobres são mais fáceis de resolver do que os problemas dos ricos - declarou.

O Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do semi-árido, assinado ontem, foi lançado em junho de 2004 e é coordenado pela Unicef. O documento, ratificado por governadores nordestinos, governo federal e entidades empresariais, reforça o compromisso com a melhoria da qualidade de vida de 13 milhões de crianças e adolescentes.

O vice-presidente das Organizações Globo José Roberto Marinho, que participou da solenidade representando o empresariado, destacou o fato de as ações adotadas nesses três anos já terem produzido efeitos. Desde que o pacto foi assinado, mais de mil municípios do semi-árido reduziram em 14,4% o índice de mortalidade infantil, contra a média nacional de 6,2% no mesmo período. O índice de desnutrição de crianças baixou de 9,2% para 6,8%.

- É extremamente estimulante sabermos que um projeto como esse não fica apenas na promessa - disse Marinho.