Título: É preciso diversificar
Autor: Ordoñez, Ramona e Araújo, Paulo Roberto
Fonte: O Globo, 27/06/2007, Economia, p. 27

O presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), Francisco Rondinelli, é favorável à retomada de Angra 3.

Há quanto tempo a Aben torce por Angra 3?

FRANCISCO RONDINELLI: Desde 2001. Essa decisão representa um marco estratégico para a ampliação da matriz energética brasileira. O Brasil deu um passo importante na consolidação da tecnologia nuclear, preparando o país para enfrentar a crise do petróleo, a escassez de gás e o esgotamento do potencial hidráulico.

O senhor considera que Angra 3 é a única opção?

RONDINELLI: O Brasil precisa diversificar sua matriz energética porque a extrema dependência da geração hidrelétrica compromete nossa segurança energética. Precisamos investir em energia nuclear, além de outras fontes energéticas, como eólica e biomassa. Não podemos abrir mão de nenhuma dessas alternativas.

Quem é contra a decisão alega que o preço a ser pago é muito alto?

RONDINELLI: Precisamos ter em mente que haverá um encarecimento do custo de energia elétrica no país. Isso é inevitável, até porque a opção das usinas hidrelétricas está ficando cada vez mais distante, o que acaba encarecendo também a distribuição. (Liana Melo)