Título: Tuma sobre Roriz: 'Há total falta de escrúpulos'
Autor: Franco, Itamar
Fonte: O Globo, 28/06/2007, O País, p. 5

SUCESSÃO DE ESCÂNDALOS: Corregedor diz que já está convencido de que senador quebrou o decoro parlamentar.

BRASÍLIA. O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), vai pedir à Polícia Civil e ao Ministério Público do Distrito Federal toda a documentação referente à investigação que envolve o ex-governador do Distrito Federal e atual senador Joaquim Roriz (PMDB-DF), mas disse já ter concluído que ele quebrou o decoro parlamentar. Ontem, como tem ocorrido desde sexta-feira passada, quando foi divulgada a denúncia de que participara de uma partilha suspeita de R$2,2 milhões, Roriz não compareceu ao plenário nem foi localizado em seu gabinete.

Tuma informou que pretende também ouvir o empresário Nenê Constantino, dono de empresas de ônibus no DF e da Gol Linhas Aéreas, e o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB) Tarcísio Franklin de Moura, antes de ouvir o próprio Roriz sobre os diálogos em que os dois últimos acertam o saque e a partilha de um cheque de R$2,2 milhões do empresário.

Em conversa gravada pela Polícia Civil do DF, que desbaratou um esquema de fraudes no BRB, Roriz e Moura discutem a forma e o local da divisão do dinheiro, que teria sido emprestado por Constantino, segundo versão do senador.

- O diálogo é muito grave, uma loucura, e mostra uma falta de escrúpulo total, que configura quebra de decoro, caso se confirmem as investigações iniciadas pelo Ministério Público e pela Polícia Civil de Brasília - disse Tuma.