Título: Governo envia 'arapongas' para três países da AL
Autor: Gripp, Alan
Fonte: O Globo, 28/06/2007, O País, p. 10

Agentes da Abin serão adidos de inteligência na Colômbia, na Venezuela e na Argentina.

BRASÍLIA. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) começou a nomear agentes para trabalhar em embaixadas brasileiras no exterior. Os primeiros tiveram a autorização publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União e passarão a atuar na Colômbia, na Venezuela e na Argentina. Atualmente, só há agentes em organismos internacionais, como as Organizações dos Estados Americanos (OEA); e ainda no Comitê Interamericano de Combate ao Terrorismo (CICTE) e na junta de combate às drogas (Joint Interagency Task Force South, em inglês), ambos nos Estados Unidos.

Por questões de segurança, os agentes não tiveram seus nomes divulgados. Assim, foram nomeados os chamados arapongas "014687", para trabalhar na Venezuela; "009020", para a Colômbia; e "908807", para a Argentina. Todos designados como "adidos civis".

A assessoria de comunicação da Abin informou que "a possibilidade de nomeação de adidos de inteligência e/ou oficiais de ligação foi formalizada em julho de 2006 por meio de acordo entre o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (ao qual a Abin é subordinada) e o Ministério das Relações Exteriores". A Abin confirmou, ainda, que "pretende enviar adidos de inteligência e oficiais de ligação para outros países em breve". Não houve explicação sobre como se deu a escolha dos três países da América do Sul que receberão os novos adidos.