Título: Conselho de TV Pública não evita manipulação
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 28/06/2007, O País, p. 12

Ministro diz que será preciso garantir também independência financeira para nova rede

BRASÍLIA. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins, disse ontem, na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, que será criado um conselho para gerir a TV Pública a ser lançada pelo governo. A idéia é que esse conselho ajude a evitar interferência política na TV, disse. Franklin admitiu, no entanto, que somente isso não garante a autonomia da TV pública. É necessário também independência financeira.

- A existência do conselho é uma garantia a mais para que não exista interferência política. O conselho não elimina a possibilidade de manipulação. A existência do conselho não vai impedir que um dia algum governante tente manipular a TV pública. Mas ele vai pagar um preço muito elevado - afirmou.

O conselho deverá ter de 15 a 20 integrantes, sendo três do governo. Os mandatos deverão ser de três anos. Franklin disse que a fórmula para garantir a independência financeira ainda não está garantida na proposta que é elaborada pelo governo.

- É preciso haver mecanismos que impeçam que a torneirinha dos recursos esteja na mão do Palácio, se não um belo dia ele fecha e coloca a TV pública numa situação desagradável - disse o ministro.

A proposta, segundo ele, é evitar o contingenciamento de recursos. O orçamento inicial deverá ser de R$350 milhões.