Título: Suplicy fica magoado com queixa de Lula
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 29/06/2007, O País, p. 9

"Querer descobrir a verdade é uma coisa humana", diz senador.

BRASÍLIA. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) está magoado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Paparicado publicamente pelo PT como trunfo eleitoral, Suplicy é motivo de queixa e até chacota em conversas reservadas no partido, pelo comportamento considerado obsessivo em busca da verdade.

Em reunião com os senadores do PT Ideli Salvatti (SC) e Tião Viana (AC), para discutir o caso Renan Calheiros (PMDB-AL), Lula teria se queixado de Suplicy, que cobra o depoimento de Renan no Conselho de Ética e causou constrangimento ao se oferecer para relatar o caso.

Na eleição do novo presidente do Conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), anteontem à noite, Suplicy votou no candidato governista. Depois, emocionado, cobrou de Ideli explicações sobre uma notícia que lera num site:

- A notícia diz que a senadora levou uma reprimenda do presidente por ter me escolhido para o Conselho. Sempre me dediquei com muito esmero ao PT, buscando sempre a verdade, foi por isso que fui para o partido.

Constrangida, Ideli desmentiu a notícia e, irritada, disse que ele poderia ter lhe cobrado explicações reservadamente.

- Olha aqui, Ideli! - disse Suplicy tentando mostrar a cópia da notícia.

- Agora não quero ver - cortou a líder petista.

Suplicy: emoção ao falar da amizade com Lula

Não convencido do desmentido público, ele ligou ontem para Tião Viana para saber se Lula reclamara mesmo dele. Tião negou, mas o mal-estar continua.

- O Tião me disse que o presidente não falou mal de mim. Mas ele (Lula) não me ligou.

Suplicy enche os olhos de lágrimas para lembrar do início de sua militância e da amizade com Lula, há 32 anos. Ele era professor universitário e o presidente, um iniciante líder sindical. Lembra que foi a partir de um debate com ele que Lula começou a pensar em criar o PT.

- Essas coisas mexem muito comigo. Minha relação com o Lula começou há muito tempo, e não envolve só afeto. Nossas raízes têm ligações muito fortes. Quando vem uma coisa assim, eu fico meio triste.

Ele avisa que não vai mudar, mesmo que incomode. Mostra uma passagem de seu livro "Renda de cidadania - a saída é pela porta" , quando, num filme sobre a vida do astrônomo Nicolau Copérnico, sua filha pergunta:

- Por que tanto você insiste em descobrir que a Terra não é o centro do universo, que ela é redonda? Não percebe que está perturbando todo mundo?

- Quero descobrir a verdade - responde Copérnico.

- Querer descobrir a verdade é uma coisa humana. Esse é o meu jeito de ser, como vou mudar agora? - disse Suplicy.