Título: Quintanilha responde a processo por corrupção
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 29/06/2007, O País, p. 9

SUCESSÃO DE ESCÂNDALOS: Inquérito está no STF, e peemedebista é acusado de suposto desvio de recursos públicos.

Fazendeiro, novo presidente do Conselho de Ética é contra a legislação que combate o trabalho escravo no país.

BRASÍLIA. O novo presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), enfrenta processos de investigação no Supremo Tribunal Federal (STF) e na Procuradoria Geral da República por suposto desvio de recursos públicos e crime contra a ordem tributária. Ele figura, ao lado do senador João Ribeiro (PR-TO), no inquérito 2274, protegido por segredo de Justiça. O caso foi de Tocantins para o STF em outubro de 2005. É relatado pelo ministro Cezar Peluso e está pronto para ser julgado.

O inquérito apura a prática de crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, estelionato, formação de quadrilha e crime organizado. O STF apura denúncia de ligação de Quintanilha com fraude em emendas orçamentárias que beneficiaram municípios de Tocantins, cujas obras teriam sido tocadas por seu irmão, Cleomar Natal Quintanilha, dono da Construtora e Incorporadora Rochedo Ltda. O irmão e um assessor de Quintanilha teriam recebido 14 cheques, no valor total de R$283.200, de empreiteiras beneficiadas por emendas do senador.

- É uma denúncia de que os senadores Leomar e João Ribeiro apresentaram emendas para favorecer empresas. As pessoas que respondem à Justiça Federal já tiveram seus casos arquivados. O senador nem foi notificado até agora - disse o chefe de gabinete de Quintanilha, Roberto Meneses.

Na PGR, Quintanilha é alvo de uma outra investigação, sobre sonegação fiscal. Ele foi incluído no relatório final da CPI da Nike como suposto sonegador de impostos na Federação Tocantinense de Futebol , que ainda preside. O relatório da CPI foi entregue ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza.

Quintanilha tem pelo menos uma identificação com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL): é um grande fazendeiro e conhece transações de compra e venda de gado. O novo presidente do Conselho começou no antigo PPB. Passou pelo PFL, pelo PMDB e, em 2006, fez uma incursão relâmpago pelo PCdoB, que o acolheu para que disputasse o governo de Tocantins. Com o fraco desempenho nas urnas, voltou para o PMDB.

Latifundiário, faz sempre discursos inflamados contra o MST. Aliado de João Ribeiro, denunciado por trabalho escravo em suas fazendas, seus discursos chamam a atenção por serem contra a legislação que combate esse tipo de prática. "Quero trazer ao conhecimento dos meus nobres pares e de toda a sociedade uma preocupação que tem causado muita inquietação no segmento rural de nosso país. Trata-se da aplicação da legislação que define o trabalho escravo ou do trabalho realizado em condição análoga ao de escravo, a pretexto do qual têm se cometido inomináveis absurdos contra a classe que presta relevantes serviços à nação" - discursou ele, em agosto de 2004.

COLABOROU Carolina Brígido