Título: Telecurso TEC, de ensino técnico, é lançado em SP
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 29/06/2007, O País, p. 11
Nova modalidade de aulas à distância tem o objetivo de ampliar oferta de cursos técnicos.
SÃO PAULO. A Fundação Roberto Marinho lançou ontem, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, o Telecurso TEC, modalidade de ensino à distância que tem como objetivo ampliar a oferta do ensino técnico e contribuir para a qualificação de jovens e adultos em diferentes setores econômicos. A fundação desenvolveu o projeto em parceria com o Centro Paula Souza, rede estadual de escolas técnicas, que vai implantar os cursos de administração empresarial, secretariado e assessoria e gestão de pequenas empresas.
O novo curso será exibido diariamente: às 5h30m pela TV Globo, às 11h30m pela TV Cultura, TVE e emissoras educativas, e às 18h pelo Canal Futura. Segundo o presidente da FRM, José Roberto Marinho, o TeleTEC completa o ciclo dos telecursos produzidos pela instituição para a educação básica. O Tecendo o Saber, que tem apoio da Vale do Rio Doce, é o telecurso da 1ª a 4ªsérie; o Telecurso 2000, apoiado pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), trata de 5ª a 8ª série; e agora o Telecurso TEC trata do ensino técnico.
¿ Se há uma entidade parceira, é a Fundação Roberto Marinho. A qualidade é a marca da Fundação Roberto Marinho ¿ disse o governador de São Paulo, José Serra.
O ex-governador Geraldo Alckmin, que assinou o convênio de parceria do Centro Paula Souza com a Fundação Roberto Marinho, disse que o TeleTEC promoverá uma revolução no ensino técnico. O secretário-geral da Fundação, Hugo Barreto, afirmou que cinco milhões de brasileiros já se qualificaram com os telecursos, e que São Paulo, no primeiro governo de Mário Covas, foi o primeiro estado a adotar o Telecurso 2000 como metodologia de educação. Hoje, segundo ele, 800 mil jovens são beneficiados com o Telecurso na rede de ensino pública paulista.
José Roberto Marinho disse que em São Paulo estão os principais projetos da Fundação: o Museu da Língua Portuguesa, uma parceria com o estado; o Museu do Futebol, que está sendo implantado em parceria com a prefeitura paulistana; e agora o Telecurso TEC.