Título: Chávez diz que pode optar por energia nuclear
Autor:
Fonte: O Globo, 29/06/2007, O Mundo, p. 34

Presidente venezuelano defende construção de usinas para fins civis e cita Brasil e Irã

MOSCOU. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou ontem que seu país poderá, futuramente, optar por desenvolver tecnologia nuclear para fins civis. Em visita oficial à Rússia, Chávez defendeu ainda o direito do Irã de tentar entrar no seleto clube de nações que dominam o ciclo de combustível nuclear no planeta.

- O Irã tem o direito de desenvolver uma indústria nuclear civil, pois é um país soberano. E também o Brasil, cujo chefe de Estado (o presidente Lula) se pronunciou pela realização de centrais atômicas, tem este direito. No futuro, Caracas também poderá seguir nesta direção - disse o presidente.

Chávez fez as declarações durante a inauguração em Moscou do Centro Cultural Latino-Americano Simón Bolivar. O presidente venezuelano iniciou ontem uma viagem por Rússia e Irã para estreitar relações econômicas, políticas e militares que incluem a possibilidade de compra de armamentos.

Apesar de estar em Moscou para fechar acordos comerciais, Chávez foi recebido de forma fria pelo governo russo. Seu encontro com o presidente Vladimir Putin ocorreu em caráter informal e seu discurso programado para acontecer na Duma (o Parlamento russo) foi vetado pelos parlamentares.