Título: STF abre inquérito para investigar Mário de Oliveira
Autor: Lima, Maria e Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 30/06/2007, O País, p. 4

Ele é acusado de planejar assassinato de outro deputado.

BRASÍLIA. O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inquérito contra o deputado Mário de Oliveira (PSC-MG), acusado de planejar o assassinato do deputado Carlos Willian (PTC-MG). O relator será o ministro Sepúlveda Pertence, e o inquérito já foi enviado à Procuradoria Geral da República, que dará parecer sobre as acusações.

A ação penal teve origem no Ministério Público de São Paulo, com base em acusação feita pela Polícia Civil de Osasco (SP). Segundo a polícia de Osasco, Odair Silva confessou ter seguido orientação de Mário de Oliveira para contratar uma pessoa, por R$150 mil, e matar Carlos Willian. E, ainda de acordo com a polícia, o crime só não se concretizou porque o deputado Carlos Willian mudou sua rotina, ao pegar carona no avião presidencial até Belo Horizonte. Como Oliveira é deputado, tem foro privilegiado no STF.

Deputado vai responder no Conselho de Ética

Além do inquérito no Supremo, Mário de Oliveira também terá que se explicar no Conselho de Ética da Câmara. O PTC entrou com representação contra ele, por quebra de decoro. A deputada Solange Amaral (DEM-RJ) foi designada relatora e requereu a realização de duas audiências. Quer ouvir o deputado acusado no dia 10 de julho, e Carlos Willian, no dia 12.

- Temos que acelerar os procedimentos antes de recesso parlamentar de julho. Depois de ouvir os dois deputados, vamos tentar ouvir os policiais civis de São Paulo que fizeram a prisão. Ninguém identificou até agora quem é o Alemão, e o que foi preso, o Odair, já foi solto, mas vamos tentar ouví-lo também - disse a deputada.

Mário de Oliveira será notificado pelo Conselho de Ética e terá prazo de cinco sessões para fazer sua defesa prévia. O acusado tem direito a indicar até cinco testemunhas. Regimentalmente, o Conselho tem 90 dias para votar o processo, mas ese prazo é interrompido durante o recesso parlamentar.