Título: Menem anuncia candidatura à Presidância
Autor: Camarotti, Mariana
Fonte: O Globo, 30/06/2007, O Mundo, p. 40

Ex-governante argentino concorrerá a governo de La Rioja 2 meses antes das eleições para a Casa Rosada, em outubro.

BUENOS AIRES. O senador e ex-presidente da Argentina Carlos Saúl Menem promete esquentar as eleições para a Casa Rosada, em outubro, após anunciar ontem que será candidato novamente a presidente do país. Mas, para isso, ele tentará primeiro ser governador da sua província, La Rioja, nas eleições de 14 de agosto.

¿ Será mais fácil eu chegar à Presidência a partir do governo (da província) ¿ disse Menem, em um discurso durante um ato realizado na cidade de Milagros, em La Rioja.

Em uma das peculiaridades na política argentina, Menem é da mesma sigla do presidente Néstor Kirchner, o Partido Justicialista, também chamado de Peronista. Os dois chegaram ao segundo turno nas eleições presidenciais de 2003, mas Menem terminou renunciando quando viu que não tinha condições de vencer. Inclinado aos discursos emotivos, ele disse na época que havia um complô contra ele. Agora, os dois poderão se reencontrar nas campanhas.

As eleições presidenciais serão realizadas em 28 de outubro e, até agora, não está confirmado se Kirchner será candidato à reeleição ou se apoiará sua mulher, a senadora Cristina Fernandes de Kirchner. A expectativa é de que o anúncio seja feito em julho ou agosto.

Personagem polêmico da política do país, odiado ou adorado pela população, Menem foi eleito senador em 2005 por La Rioja e seu mandato vai até 2011. Mesmo longe de ter a força política e o apoio dos argentinos que teve durante sua Presidência (1989-1999), Menem deve agitar ainda mais o cenário político argentino este ano, que esta semana já ganhou mais um capítulo com a eleição de Mauricio Macri (PRO) para a prefeitura de Buenos Aires.

Nos últimos dias, Menem já se reuniu com os irmãos Adolfo e Alberto Rodríguez Saá ¿ dois caciques regionais de La Rioja ¿ para tentar formar uma frente contra Kirchner. Nas eleições para governador, ele concorrerá com dois candidatos ligados ao kirchnerismo: o atual governador e o prefeito da capital. provincial.