Título: Quórum baixo no Arraiá do Torto
Autor: Carvalho, Jailton de e Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 02/07/2007, O País, p. 5

Crise no Congresso fez com que convites fossem suspensos.

BRASÍLIA. Tradicionalmente animado pelo grande número de autoridades ávidas por dançar quadrilha e tomar quentão na companhia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Arraiá do Torto foi pouco concorrido neste ano. O clima de crise no Congresso Nacional contribuiu: para evitar justificativas constrangedoras à opção de não convidar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o Palácio do Planalto não enviou convite para qualquer parlamentar. Os convivas limitaram-se a ministros de Estado, funcionários da Presidência da República e pessoas próximas do casal Lula da Silva. A festa contou com uma procissão, com Lula carregando o estandarte de São Pedro.

Poucos convidados fizeram questão de aparecer. Dos 37 ministros de Estado, apenas 13 foram, no sábado à noite, à residência oficial da Granja do Torto. Boa parte deles trajava roupas típicas de caipira, até mesmo os sisudos ministros militares. Os donos dos cargos públicos vestiam indefectíveis camisas xadrez. Suas mulheres tiraram do armário vestidos de chita e se enfeitaram com trancinhas no cabelo e singelas pintinhas no rosto. A única representante feminina do governo a comparecer foi a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O público presente dançou forró ao som de um sanfoneiro que tocou ao vivo na festa. A cúpula militar - representada pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, e o comandante da Marinha, o almirante de esquadra Júlio Souza Neto - marcou presença no evento. Também foram ao arrasta-pé o vice-presidente da República, José Alencar, o ministro da Justiça, Tarso Genro, o da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e o do Planejamento, Paulo Bernardo. Entre os assistentes pessoais de Lula, estava o acupunturista Gu Hang Hu.

A primeira-dama, Marisa Letícia, desfilava um vestido com estampa floral multicolorida arrematado por babados cor-de-rosa. Uma meia arrastão preta e botas igualmente pretas contrastavam com o estilo dominante da produção. Lula exibia-se de camisa xadrez, calça jeans com remendos coloridos, chapéu de palha e lenço amarrado no pescoço. O sapato social preto lustroso também chamava a atenção no conjunto do vestuário.