Título: FonteCindam e Marka: acusados estão soltos
Autor: Carvalho, Jailton de e Gripp, Alan
Fonte: O Globo, 01/07/2007, O País, p. 8

Cacciola fugiu para a Itália; ex-presidente do BC recorreu.

BRASÍLIA. O escândalo do socorro financeiro aos bancos Marka, de Alberto Cacciola, e FonteCindam explodiu no início do segundo mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em meio a uma crise cambial. E o Ministério Público Federal estima que os cofres públicos teriam perdido R$4 bilhões. Entre os envolvidos estava o então todo poderoso presidente do Banco Central, Francisco Lopes. Mas, oito anos após as primeiras denúncias, os acusados estão livres.

- Cacciola leva a vida tranqüilamente na Itália com o dinheiro que conseguiu remeter para o exterior antes de fugir - diz o procurador Bruno Aciolli.

Em março de 2006, a juíza Ana Paula Vieira, da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro, condenou Cacciola a 13 anos de cadeia. Lopes e outros ex-dirigentes do BC foram condenados a dez anos de prisão. Eles recorreram da decisão e estão em liberdade. Depois de conseguir um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal, Cacciola fugiu para a Itália. Aciolli disse que já fez reiterados pedidos para que a PF acione a Interpol e tente prender Cacciola fora da Itália.

- Mas até hoje nunca obtive resposta aos meus pedidos - afirma o procurador.