Título: Sanguessugas continuam na vida pública
Autor: Gripp, Alan e Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 01/07/2007, O País, p. 9

Chefe da máfia, Luiz Antonio Vedoin ainda está em liberdade

BRASÍLIA. Pouco depois de completar o primeiro aniversário, o escândalo dos sanguessugas trilha o mesmo caminho que impede a punição de autoridades em outros processos. Ano passado, foram abertos inquéritos contra 84 parlamentares acusados de negociar emendas para a compra de ambulâncias com o empresário Luiz Antônio Vedoin. Mas como apenas cinco deputados se reelegeram - e com isso mantiveram o foro privilegiado -, as outras investigações foram remetidas à Justiça de Mato Grosso, onde praticamente voltam à estaca zero.

Muitos dos denunciados sofreram desgaste - o escândalo ocorreu próximo às eleições - e não conseguiram retornar ao Congresso. Mas isso não os retirou da vida pública. Pelo menos dez deles atuam como dirigentes partidários. Outros negociam a liberação de recursos para seus redutos eleitorais. Entre os que se reelegeram, a investigação parece não incomodar.

- O senhor tem certeza de que sou investigado? Vê isso direito - disse ao GLOBO o deputado Marcondes Gadelha, acusado de receber comissão de R$10 mil. - Se eu for mesmo investigado, confio na Justiça.

Apontado como chefe da máfia, Vedoin aguarda julgamento em liberdade.