Título: Lula critica política dos EUA de dólar fraco
Autor: D'Ercole, Ronaldo e Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 03/07/2007, Economia, p. 25

SÃO BERNARDO DO CAMPO. Ao justificar a afirmação de que a economia do país vive o melhor momento em 118 anos de República, o presidente Lula criticou a política econômica dos EUA. Para Lula, o déficit fiscal americano é culpado pela desvalorização do dólar em relação a outras moedas, inclusive o real. Segundo ele, a posição dura do Brasil na última reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC) marcou o fim da subserviência brasileira em relação às grandes potências.

- O real não está valorizado sobre o euro, está valorizado em relação ao dólar, porque o dólar está desvalorizado em relação a todas as moedas do mundo. O problema do câmbio é o débito fiscal nos EUA, que eles precisam consertar - disse Lula, na comemoração de 50 anos da Scania no país.

Embora tenha defendido o câmbio flutuante, Lula deu a entender que prefere real valorizado e inflação baixa a dólar mais alto com mais exportações. Ao recordar que já foi socialista, Lula afirmou:

- Uma das coisas que me inquietavam é que teve um tempo em que diziam que era socialista. Aí fui presidente de um país capitalista, um país capitalista sem capital.