Título: Lula cobra melhora no atendimento
Autor: Economia
Fonte: O Globo, 03/07/2007, Economia, p. 26
Anac diz que não investigará se empresas praticaram "overbooking".
BRASÍLIA e RIO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou ontem explicações do presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, sobre a situação dos aeroportos, em visita ao recém-inaugurado terminal do Santos Dumont, no Rio. O Planalto considera positivo o plano da Aeronáutica para acabar com a crise, mas quer medidas para melhorar o atendimento, como exigir das empresas informações sobre os atrasos.
- Milton, pelo amor de Deus, vê esse negócio com as companhias. Do jeito que está não é mais possível continuar - teria dito Lula, contou um interlocutor que acompanhou a visita.
O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, esperou mais de três horas em Brasília para embarcar num vôo da Gol para o Rio, onde acompanhou a visita do presidente.
- A única maneira de entender o que está acontecendo é participando - disse Pereira.
Pereira afirmou que "a malha aérea do país inteiro foi para o espaço", em referência aos atrasos do fim de semana. Zuanazzi negou que a Anac tenha aberto sindicância para apurar se as companhias praticaram overbooking, o que teria agravado o caos no fim de semana. Segundo Zuanazzi, as empresas não têm culpa pelos problemas meteorológicos.
Ontem, segundo a Infraero, até 18h, 124 vôos saíram com mais de uma hora de atraso, 24,7% do total. Outros 28 foram cancelados. (Geralda Doca e Liana Melo)