Título: Carro-bomba mata nove Iêmen
Autor: Duarte, Fernando
Fonte: O Globo, 03/07/2007, O Mundo, p. 31

SANAA. Sete turistas espanhóis e dois motoristas iemenitas morreram ontem quando um terrorista suicida detonou seu carro-bomba próximo a um antigo templo conhecido como Palácio da Rainha de Sabá, na região de Marib, nordeste do Iêmen. O governo responsabilizou a rede al-Qaeda.

¿ Informações preliminares indicam que a al-Qaeda está por trás do ataque ¿ disse um funcionário do Ministério do Interior.

O ataque foi um dos piores já cometidos contra estrangeiros no Iêmen, país que sofreu uma série de atentados da al-Qaeda nos últimos anos. Segundo testemunhas, a explosão aconteceu quando os turistas terminavam a visita ao templo, construído há três mil anos.

¿ A explosão ocorreu por volta das 18h (hora local). Ouvimos um grande barulho. Quando a fumaça se dissipou, muitas pessoas estavam no chão. Foi horrível ¿ revelou uma testemunha.

O Iêmen, cujo governo é apoiado pelos EUA, é o país de origem da família de Osama bin Laden e uma das nações mais pobres do mundo.

Em outubro de 2000, 17 militares americanos morreram e 38 ficam feridos num ataque da al-Qaeda contra o destróier USS Cole, no sul do país. Em outubro de 2002, o petroleiro francês Limburg colidiu contra um barco carregado de explosivos, em outra ação da al-Qaeda. Em dezembro do mesmo ano, três médicos americanos morreram e um quarto ficou ferido no ataque de um extremista da al-Qaeda contra um hospital na cidade de Yibla.