Título: Aliado de Renan é um dos relatores
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 05/07/2007, O País, p. 5

Almeida Lima dividirá comissão com Casagrande e Marisa Serrano.

BRASÍLIA. Depois de um dia de negociações, comandadas pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP), coube ao presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PDMB-TO), anunciar ontem à noite que Almeida Lima (PMDB-SE), Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS) deverão compor a comissão de relatores que assumirá o comando das investigações contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Almeida Lima é um dos maiores aliados de Renan, e já o defendeu abertamente, no Conselho e no plenário.

O ponto de partida do trabalho do trio será a conclusão da perícia nos documentos de defesa apresentados por Renan, o que dificilmente permitirá a conclusão das investigações antes do início do recesso parlamentar, previsto para 18 de julho.

Quintanilha convocou uma reunião com os relatores, mas Almeida Lima - cuja indicação sofreu forte resistência da oposição - não comparecerá. Ele embarcou ontem para Aracaju para cuidar de um problema renal. Isso não impedirá que Casagrande e a senadora Marisa Serrano se encontrem hoje com o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda. Querem saber de quanto tempo a PF precisa para concluir a perícia. Casagrande antecipou sua disposição de seguir com as investigações durante o recesso parlamentar.

Ele só aceitou a tarefa depois de muita insistência. Na semana passada, foi convidado e desconvidado por Quintanilha para o cargo. A oposição cogitou indicar Demóstenes Torres (DEM-GO) para a comissão, mas o PMDB o vetou. Os tucanos optaram por Marisa Serrano.

- Se alguém espera que a Marisa seja uma engavetadora vai cair do cavalo. Ela é carne de pescoço - avisou o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM).