Título: Continuo merecendo a confiança do Conselho
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 05/07/2007, O País, p. 5

SUCESSÃO DE ESCÂNDALOS: Presidente do Conselho de Ética não notificou senador, atrasando processo contra ele.

Após mais uma manobra, desta vez para beneficiar Roriz, Quintanilha diz que tem isenção para continuar no cargo.

Alvo de processo no Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga sua participação num esquema de desvio de recursos orçamentários e formação de quadrilha, o presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), diz considerar-se isento para exercer a função. Ele participou ontem de mais uma manobra protelatória, desta vez para beneficiar Joaquim Roriz (PMDB-DF), que horas depois acabou renunciando. Em vez de notificá-lo da representação por quebra de decoro ontem mesmo, disse que precisaria, primeiro, reunir o Conselho, o que não está previsto no regimento.

Maria Lima

Por que o senhor não notificou o senador Roriz hoje (ontem) mesmo?

LEOMAR QUINTANILHA: Porque primeiro vamos reunir o Conselho para discutir isso.

Mas é a primeira vez que o Conselho tem que se reunir para decidir quando notificar um representado. Isso não seria uma manobra para dar a ele tempo para renunciar?

QUINTANILHA: Não estou protelando nada. Se for atribuição do presidente do Conselho, vou notificá-lo.

É uma atribuição do presidente do Conselho.

QUINTANILHA: Vou ver isso sem açodamento. Para que esse açodamento?

Seus colegas do Conselho decidiram não pedir seu afastamento para não atrasar mais o caso Renan. Mas, depois disso, prometem cobrar a renúncia.

QUINTANILHA: Já afirmei que não devo nada das acusações imputadas a mim. Esse processo está em fase de investigação. Há um inquérito, mas não fui notificado, não fui convocado. Estou aguardando me convidarem para eu me manifestar.

O senhor acredita que um parlamentar que está sendo investigado por corrupção e formação de quadrilha, entre outras acusações, tem isenção para presidir um órgão que faz o julgamento ético de seus pares?

QUINTANILHA: Eu tenho consciência da minha isenção! Eu tenho consciência da minha isenção!

Mas o senhor tem a confiança do Conselho? A investigação do Ministério Público está adiantada, tem gravações com conversas do senhor com integrantes do esquema de desvio de recursos orçamentários...

QUINTANILHA: Supostas conversas minhas. Tem que ver se essas conversas são minhas mesmo ou não.

Mas o senhor se sente confortável no cargo?

QUINTANILHA: Desde que o Conselho de Ética tenha confiança em mim, que acredite na minha isenção... Mas você sabe que é realmente um desconforto. Mas eu vou levar a cabo a minha missão de presidente.

O senhor vai fazer igual ao presidente Renan, bater o pé e não renunciar à presidência do Conselho?

QUINTANILHA: Ah, bater pé! Vou levar a cabo a missão que me foi confiada pelo Conselho, porque tenho a confiança do Conselho.

Mas o senhor realmente conta com a confiança do Conselho?

QUINTANILHA: Eu acho que eu continuo merecendo a confiança do Conselho.