Título: Mares Guia: é uma questão do Senado
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 05/07/2007, O País, p. 8

Ministro nega que governo atue em favor do senador, apesar de Lula ter pedido apoio da bancada para ele.

BRASÍLIA. Começou a mudar o tom do discurso de integrantes do governo sobre a crise vivida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, negou ontem que o governo atue em favor de Renan. Mares Guia, que vinha evitando falar publicamente sobre o tema, irritou-se com a insistência dos repórteres. Disse que o assunto não diz respeito ao Executivo. Declaração semelhante foi dada ontem pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.

- Já dissemos isso, é uma questão do Senado, que está cuidando de decidir de acordo com as normas - afirmou Mares Guia, após participar de um café da manhã com a bancada do Nordeste, na Câmara.

Semana passada, porém, o presidente Lula se reuniu com Renan no Planalto e, depois, conversou com a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), e com o vice-presidente da Casa, Tião Viana (PT-AC), a quem pediu apoio da bancada a Renan. Lula chegou a questionar a indicação de Eduardo Suplicy (PT-SP) para o Conselho de Ética. Ao ser perguntado sobre essa reunião, Mares Guia se irritou.

- Não é verdade. Não houve interferência.

Já Tarso disse que a crise no Senado não atinge o governo.

- A crise no Senado é mais um problema de representatividade da instituição, que está sendo trabalhada pelos seus líderes partidários, do que um problema do governo.