Título: Movimentação financeira maior que a declarada
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 05/07/2007, O País, p. 9

Segundo a Receita, frigoríficos usavam empresas de fachada.

BRASÍLIA. O esquema de sonegação fiscal no setor de frigoríficos vinha sendo investigado há um ano, depois que a Receita verificou que várias empresas do comércio atacadista de carnes tiveram movimentação financeira muito acima da capacidade econômica declarada ao Fisco. Com isso, os fiscais constataram que frigoríficos utilizavam empresas de fachada e contratos fictícios para fazer operações de compra e venda de gado.

Como eram de fachada ou laranjas, essas empresas simplesmente deixavam de declarar rendimentos ou declaravam rendimentos inferiores à sua movimentação financeira. Isso evidenciava "enorme disparidade entre as receitas declaradas e as movimentações financeiras", de acordo com nota divulgada ontem pela Receita Federal.

Empresas acusadas de causar prejuízo de R$2 bi

Segundo técnicos do Fisco, o setor de frigoríficos costuma ser alvo de sonegação fiscal. Este ano, Receita e PF já haviam realizado no Maranhão, Pará e Tocantins a Operação Abatedouro tendo como alvo empresas suspeitas de sonegação nesta área.

As irregularidades envolviam cerca de 20 empresas e 32 pessoas físicas acusadas de causar um prejuízo de R$2 bilhões aos cofres públicos nos últimos cinco anos. As informações reunidas na Operação Arroba continuarão sendo examinadas nos próximos dias.(Martha Beck)