Título: Receita vai investigar vendas de gado feitas por Renan
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 05/07/2007, O País, p. 9

BRASÍLIA. Uma operação de combate à sonegação fiscal no setor de frigoríficos foi deflagrada ontem pela Receita e pela Polícia Federal em cinco estados. Segundo o Fisco, foi detectado um esquema no qual grandes frigoríficos utilizavam empresas de fachada para evitar pagar impostos e contribuições. Embora neste momento tenha sido restrita a Pará, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Paraíba, a operação pode ser ampliada para outros estados. O presidente do Senado, Renan Calheiros, suspeito de ter negócios irregulares com a venda de gado, por exemplo, já está na mira dos fiscais. Ele até agora não conseguiu justificar negócios com bois que constam em suas declarações de renda.

Documentos foram contestados pela PF

O senador afirmou que o dinheiro utilizado para pagar a pensão alimentícia da filha que teve com a jornalista Mônica Veloso foi obtido por meio da venda de gado de fazendas que tem no interior de Alagoas. No entanto, os documentos apresentados para comprovar essas operações foram contestados por perícia da Polícia Federal e pelos próprios comerciantes apontados por Renan como compradores de suas cabeças de gado.

Chamada de Operação Arroba, a ação de ontem cumpriu 25 mandados de busca e apreensão de documentos em 15 empresas, embora os fiscais tenham solicitado à Justiça um total de 40 mandados. Também foi pedida autorização para a prisão de dez supostos envolvidos com o esquema, o que também foi negado pelo Judiciário. Segundo a Receita Federal, o esquema causou um prejuízo de, pelo menos, R$100 milhões aos cofres públicos nos últimos cinco anos.