Título: Maioria dos jovens perde virgindade sem camisinha
Autor:
Fonte: O Globo, 05/07/2007, O País, p. 10

Dos 1.123 brasileiros ouvidos em pesquisa mundial sobre sexo, 52,1% não usaram preservativo na primeira relação

A maioria dos jovens brasileiros - 52,1% - não usa camisinha em sua primeira relação sexual. A constatação é da pesquisa "A face do sexo mundial 2007 - Primeira relação sexual: uma oportunidade para toda a vida", encomendada pela Network Durex, braço social da empresa fabricante de preservativos SSL Internacional. O estudo foi realizado em 26 países, e 26.082 pessoas foram ouvidas.

Os brasileiros perdem a virgindade em média com 17,4 anos. Esse dado pôs o país em segundo lugar no ranking de precocidade na primeira relação. A Áustria está em 1º lugar, com a perda da virgindade ocorrendo em média com 17,3 anos.

Dos 1.123 brasileiros pesquisados, 47,9% usaram preservativo quando perderam a virgindade. Com esse número, o Brasil ficou em 7º lugar entre aqueles onde os jovens usaram camisinha na primeira relação. Das brasileiras ouvidas, 49,1% afirmaram ter usado camisinha na primeira relação, e dos homens, 39,1%. Surpreendeu os pesquisadores a descoberta de que a população de renda mais alta é o grupo que menos usou camisinha na primeira relação: 36,5% nas classes A e B, contra 43,2% nas classes mais baixas e 53,4% na classe média.

- A percepção que temos é que, na classe média e na população mais humilde, há mais diálogo, existe uma questão de planejamento que não se vê nas famílias mais ricas - afirmou o cientista em Saúde Pública Miguel Fontes, coordenador da pesquisa, ao site G1. - As classes mais altas têm acesso a bens de consumo, mas talvez não tenham a consciência necessária.

Miguel Fontes afirmou que atualmente os jovens têm menos reservas em relação ao uso de preservativos. Entre os entrevistados de 25 a 29 anos, 67,6% disseram ter usado camisinha quando perderam a virgindade. Acima de 49 anos, 14,9% usaram preservativo na primeira relação sexual, demonstrando que a preocupação com a proteção aumentou nos últimos 50 anos.

De acordo com a pesquisa, 58,4% das brasileiras perderam a virgindade com um parceiro estável. Entre os homens, esse percentual foi de apenas 18,9%.

Entrevistas foram feitas com pessoas entre 16 e 65 anos

Dos homens entrevistados, 4,8% disseram que a primeira relação ocorreu após o casamento. Entre as mulheres, o índice foi de 9,9%. Dos entrevistados até 24 anos, 47% afirmaram não ter planejado a perda da virgindade. Daqueles com mais de 49 anos, 75,8% informaram que não houve planejamento.

Entre os 26.082 entrevistados nos 26 países, de 16 anos a 65 anos, 47% eram mulheres e 53% homens. Desses, 90% se consideram heterossexuais, 2% gays, 1% lésbica, 4% bissexuais e 3% não responderam. No Brasil, as 1.123 pessoas foram ouvidas com a colaboração da Hora H preservativos, entre agosto e setembro do ano passado.

Os números mostraram ainda que os povos asiáticos são os que perdem a virgindade mais tarde, em média aos 19 a 25 anos. Os malásios têm a primeira relação em média aos 23 anos e os indianos aos 22,9 anos, por exemplo. Ao mesmo tempo, os malásios são os que mais disseram estar preparados para o sexo, seguidos dos alemães, gregos, americanos e australianos.

Já menos de 13% de japoneses, nigerianos, tailandeses e chineses de Hong Kong disseram ter se sentido bem com a primeira relação.