Título: Pesquisa Ibope: 50% dos brasileiros acham governo Lula ótimo ou bom
Autor:
Fonte: O Globo, 07/07/2007, O País, p. 4

Avaliação se mantém estável, apesar de escândalos e do apagão aéreo.

BRASÍLIA. Pesquisa do Ibope, encomendada e divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que a aprovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva melhorou em oito áreas específicas A pesquisa, que ouviu 2.002 pessoas entre 28 de junho e 1º de julho, registra estabilidade na avaliação do governo e no grau de confiança no presidente da República.

O governo Lula foi considerado ótimo/bom por 50% dos entrevistados; regular, para 33%; e ruim/péssimo, para 16%. Em abril, 49% achavam o governo ótimo/bom - diferença de um ponto, dentro da margem de erro. A aprovação ao governo foi de 66%, e a desaprovação, de 30%, ambos um ponto percentual a mais que em abril. Dos entrevistados, 61% disseram confiar no presidente, enquanto 35% afirmaram que não confiam, sendo que ambos oscilaram dentro da margem de erro.

- A avaliação positiva do presidente Lula cresce entre os homens, nas regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste, e na faixa de menor renda. A avaliação negativa cresce entre os de maior escolaridade e renda, entre os jovens, as mulheres, e na região Sul - disse Amauri Teixeira, da MCI Estratégia, que fez a análise da pesquisa.

Entre os entrevistados com curso superior, a avaliação positiva do governo Lula caiu quatro pontos em relação à pesquisa de abril. Entre os que ganham acima de cinco salários-mínimos, caiu dez pontos. A questão do emprego é a que mais gera pessimismo. Para 48% (contra 46% em abril), o desemprego vai aumentar nos próximos seis meses. Já 25% acham que vai diminuir; e 24% acreditam que não haverá mudança.

A aprovação ao governo melhorou em oito áreas específicas pesquisadas pelo Ibope: em programas de combate à fome e à pobreza, de saúde e de educação. No setor de segurança pública, que continua com avaliação negativa, a aprovação foi de 32% para 35%, e a desaprovação caiu de 63% para 61%.

Passou a ser positiva a avaliação das ações no combate à inflação, na política de juros e de meio ambiente. A única área em que não houve oscilação, e continua ruim para o governo, foi na de impostos. A aprovação foi de 27%, e a desaprovação, de 65%.

À pergunta do Ibope sobre as notícias envolvendo o governo que mais chamaram a atenção, a mais citada pelos entrevistados foi a denúncia envolvendo Genival Inácio da Silva, o Vavá, o irmão do presidente investigado na Operação Xeque-Mate, da Polícia Federal: 31% dos entrevistados disseram ter tido conhecimento do caso. A segunda notícia que mais chamou a atenção, nas últimas semanas, foi a crise aérea, com 14% das menções, segundo o Ibope. As denúncias contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi citada por menos de 1%.

Além das notícias sobre Vavá e a crise aérea, os fatos que mais chamaram a atenção dos entrevistados foram: viagens do presidente Lula, com 3%; operações da PF, com 3%; o "relaxa e goza" da ministra Marta Suplicy, com 2%; entre outras.