Título: Efeito etanol torna ovos mais caros
Autor: Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 07/07/2007, Economia, p. 33
A dúzia de ovos ficou em julho até 20% mais cara para o consumidor. É o efeito etanol ¿ que aumentou as exportações de milho (matéria-prima do combustível) e elevou o preço do produto no atacado. O mesmo milho, aliás, é usado para rações para a granja dos produtores. E o frio ainda reduziu a produção de ovos, ao mesmo tempo em que a demanda aumentou, tornando o produto menos farto no país.
Nos últimos 30 dias, os ovos ficaram cerca de 30% mais caros no atacado, segundo José de Sousa, presidente da Bolsa de Gêneros Alimentícios do Rio. A alta já chegou ao varejo. Segundo levantamento do Instituto Fecomércio-RJ, o preço médio da caixa de ovos subiu de R$2,23 (23 de maio) para R$2,45 (30 de junho) ¿ numa alta de 9,8% em menos de 30 dias.
No Princesa, por exemplo, nos últimos 30 dias, os ovos sofreram aumento de cerca de 20%. Ao longo da semana, a venda média por loja foi de R$2,39 a dúzia, contra R$1,99, em média, há 30 dias. No Prezunic, a dúzia de ovos custa, em julho, R$2,53 (17,6% acima do preço de janeiro).
¿ Essa alta já é um reflexo do etanol, que demandou mais milho no mercado internacional. E isso pode atingir o frango, que também sofre influências da carne ¿ explicou Salomão Quadros, da FGV.
Segundo Cesar de Souza, presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Milho (Abimilho), o etanol fez o preço do grão subir 80% no mercado interno. E, no mercado internacional, a tonelada, que chegou a ser vendida abaixo do US$100, é negociada na faixa dos US$150.
¿ Todos os produtos com o milho em sua composição terão uma perspectiva de alta nos próximos meses ¿ disse Cesar de Souza.
A confeiteira Beth Gomes já sentiu o peso do reajuste. Ela prevê aumentos de preço em agosto em sua tabela:
¿ Só ia reajustar no fim do ano. Mas, com alta de ovo e leite, terei que adiantar. (FR)